Se liga na FM O Dia
Rio de Janeiro dá um salto na segurança pública com a formação de nova turma de policiais
O Rio de Janeiro deu um importante passo para fortalecer sua segurança pública nesta quarta-feira (4). Em cerimônia realizada no Espaço Hall, na Barra da Tijuca, 842 novos policiais civis foram diplomados pela Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).
O governador Cláudio Castro destacou a importância deste momento para a reestruturação das forças de segurança do estado. “Estamos fazendo a maior reestruturação da história desde a redemocratização, com a renovação de pessoal das nossas polícias. Serão quase 3 mil policiais civis, cerca de 8 mil militares e mais 2 mil penais”, afirmou.
O secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi, complementou que este é um marco histórico para a instituição. “Com o ingresso de todos os agentes, ao final destas turmas, teremos um aumento de 43% no efetivo em relação a antes dos concursos. Corrigimos um abismo, um déficit histórico para a nossa instituição, que estava há mais de dez anos sem concurso”, disse.
Entre os novos policiais, estão 394 investigadores, 315 inspetores, 71 técnicos de necropsia e 62 auxiliares de necropsia. A formação desses profissionais representa um reforço significativo para o trabalho investigativo em todo o estado.
O governador e o secretário destacaram os desafios que os novos policiais enfrentarão, mas expressaram confiança na energia e no comprometimento da nova geração. “Desejo uma grande missão a todos”, afirmou Castro.
Em outubro deste ano, o governador autorizou mais 1.588 vagas para inspetor de polícia no concurso em andamento, com as aulas iniciando em fevereiro.