Se liga na FM O Dia
Norma Gomes transforma madeira em memória viva na nova exposição no Charitas em Cabo Frio

O Charitas – Museu e Casa de Cultura José de Dome – abre suas portas nesta terça-feira (28) para a exposição “Raízes de África”, assinada pela artista Norma Sueli Gomes. A visitação é gratuita e vai até o dia 13 de junho, na Avenida Assunção, nº 855, no Centro de Cabo Frio.
Com mais de quatro décadas dedicadas à arte, Norma Gomes, de 65 anos, é reconhecida pelo trabalho com entalhes em madeira e pela valorização das expressões culturais brasileiras. Moradora de Cabo Frio há 26 anos, ela utiliza materiais reaproveitados – como madeira de embarcações antigas – para criar obras que carregam identidade, memória e consciência ambiental.
A exposição “Raízes de África” propõe uma imersão na ancestralidade afro-brasileira, evocando tradições, espiritualidade e a herança cultural do continente africano, presente no cotidiano das comunidades do litoral brasileiro. As obras mesclam entalhes, cerâmica pintada, tecidos e outros suportes, combinando técnicas tradicionais com uma leitura contemporânea da arte popular.