Se liga na FM O Dia
Embarcação pesqueira afunda no Canal de Barra Franca, em Saquarema

Uma embarcação naufragou nesse fim de semana na entrada do Canal de Barra Franca, em Saquarema, deixando 2 pescadores à deriva, precisando ser resgatados por agentes do Corpo de Bombeiros e do Salvamar.
Segundo o dono da embarcação, ele e o amigo teriam saído cedo para colocar a rede de pesca no mar, retornando pelo canal, e sendo lançados ao mar depois que uma onda virou o barco que tentava passar pelo canal.
Eles teriam sofrido apenas ferimentos leves, enquanto a embarcação afundou em um trecho onde há muitas pedras no fundo, devido a um embargo das obras de molho do canal, que acabam rolando para dentro da lagoa devido às ressacas. Eles ainda tentam recuperar a embarcação.
Sobre as obras, uma nova intervenção visando o desassoreamento do local chegou a ser anunciada em 2024, mas nenhuma ação teria sido tomada, restando um canteiro de obras e máquinas no entorno do canal.
“As obras de desassoreamento no local estão paralisadas devido a um pedido do MPF (Ministério Público Federal) de esclarecimentos sobre o licenciamento e planejamento das intervenções”, contou o Instituto Estadual de Ambiente (Inea) ao G1.
Ainda segundo o portal, o MPF teria enviado uma nota no último dia 20 de março, informando que uma reunião 1 mês antes, no dia 20 de fevereiro, solicitou um parecer, que já está em fase final de análise.
“Após a reunião do dia 20 de fevereiro, o Parquet (Ministério Público) solicitou ao corpo técnico do MPF a elaboração de um parecer. Tal documento foi produzido recentemente e está concluso para análise. Após a conclusão da análise, o MPF encaminhará uma nota à imprensa com todas as informações atualizadas”, completou o MPF ao G1.