Se liga na FM O Dia
Cabo Frio reforça fiscalização e amplia efetivo para a virada do ano

A Prefeitura de Cabo Frio estruturou uma operação especial para o réveillon 2026, com reforço no efetivo, integração entre órgãos e ações coordenadas para atender ao aumento expressivo da circulação de moradores e turistas na virada do ano. A programação inclui a tradicional queima de fogos e apresentações musicais na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, em Tamoios, com eventos nos dias 29, 30 e 31 de dezembro.
As estratégias de segurança e fiscalização serão conduzidas pelas secretarias de Segurança e Ordem Pública e de Mobilidade Urbana, em articulação com outras pastas municipais, além do apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Para o espetáculo pirotécnico, o município contará com quatro balsas. Uma, com 35 metros, ficará posicionada em Tamoios. Outras três atuarão na Praia do Forte, sendo uma de 25 metros e duas de 18 metros. Todas serão ancoradas a cerca de 600 metros da Boca da Barra, mantendo distância de 300 metros entre si. As estruturas chegam à cidade na segunda-feira, dia 22, e permanecerão sob vigilância da Guarda Marítima e Ambiental, com suporte de quatro embarcações, até o deslocamento final para as praias no dia 31.
O efetivo da Guarda Civil Municipal será ampliado e, no dia da virada, 279 agentes estarão em serviço, distribuídos entre a região central e o distrito de Tamoios. O fechamento parcial de vias estratégicas, especialmente na orla da Praia do Forte, começa às 5h da manhã do dia 26 de dezembro, com atuação dos grupamentos de Trânsito e Tático Móvel para garantir a segurança viária. A partir do dia 29, o bloqueio será total em diversos trechos.
Entre as vias interditadas estão as ruas Alex Novelino, Vicente Celestino, Sergipe, João Pessoa, Saturno, Anita do Valê, Ismar Gomes de Azevedo, 13 de Novembro, Francisco Mendes, Nilo Peçanha, Antônio Feliciano de Almeida, além da Travessa do Luar, Manoel Francisco Valentim, Praia do Pontal, toda a Avenida Hilton Massa e a Rua Almirante Barroso.
Em Tamoios, a operação terá reforço específico, com instalação de grades na subida da ponte sobre o Rio São João e sincronização dos semáforos com Barra de São João, em Casimiro de Abreu, para melhorar a fluidez do tráfego. Agentes do distrito atuarão em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana no apoio a motoristas e pedestres.
No dia 31, o acesso à Praia do Forte será controlado por 17 barreiras, com revista de pessoas por meio de detectores de metal. Algumas vias terão circulação restrita apenas a moradores. Em Tamoios, haverá três pontos de interdição, com o mesmo padrão de fiscalização, do Pontal até a altura do Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira e Silva. O objetivo é coibir a entrada de objetos perfurocortantes, materiais ilícitos e garrafas de vidro. As revistas começam às 10h, com atuação conjunta da Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, Polícia Militar e segurança privada.
A estrutura operacional contará com 45 viaturas e duas vans da Guarda Civil, sendo uma destinada ao comando da operação e outra ao apoio logístico. O monitoramento será feito com drones, câmeras espalhadas pela cidade e tecnologia de reconhecimento facial da Polícia Militar. Ao longo da orla, sete torres da PM darão suporte ao policiamento.
Além da base fixa do Grupamento Operacional de Praia, na Praça dos Quiosques, será instalada uma tenda integrada com a Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização, na Praça das Águas. O espaço servirá para distribuição de pulseiras de identificação infantil e como ponto de apoio. O GOP também contará com dois quadriciclos para fiscalização na faixa de areia.
A fiscalização ambiental e de ordenamento envolverá agentes do GOP, da Guarda Marítima e Ambiental e da Fiscalização de Posturas, com foco em práticas esportivas fora do horário permitido, uso de caixas de som, garrafas de vidro, churrascos irregulares e preservação das áreas ambientais das praias do Forte, Dunas, Conchas, Peró, Foguete, Pontal do Peró, Ilha do Japonês, além de Unamar e Pontal de Santo Antônio. O combate à flanelagem e à poluição sonora será intensificado com apoio da ROMU, Mobilidade Urbana, Polícia Militar e Polícia Civil.
A Secretaria Adjunta de Licenciamento e Fiscalização reforçará o número de agentes durante o verão, com presença ampliada em orlas, praças e avenidas. No dia 31, serão 250 agentes na área central e 80 em Tamoios. A fiscalização do comércio informal será intensificada, com autorização apenas para ambulantes previamente cadastrados. Durante os dias de festa, 12 permissionários atuarão na Praça das Águas.
Segundo o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Leandro Carvalho, “o planejamento foi construído de forma integrada para garantir um réveillon seguro. Estamos trabalhando com reforço de efetivo, tecnologia e ações preventivas para que moradores e turistas possam celebrar a virada do ano com tranquilidade. O foco é organização, segurança e pronta resposta”.
Para atendimento médico, a Secretaria de Saúde instalará dois postos de apoio, um na Praça do Guta e outro nas proximidades do Malibu, garantindo assistência imediata ao público.
A operação também inclui medidas para melhorar a logística no Terminal de Ônibus de Tamoios, com foco em embarque, desembarque e fiscalização do transporte irregular. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Kiko Jorge, “o objetivo é assegurar fluidez e segurança no trânsito, permitindo deslocamentos organizados e tranquilos durante toda a programação”.
As ações seguem o decreto municipal de restrições em vigor e o esquema de ordenamento e segurança será mantido ao longo de todo o verão, mesmo após o encerramento das festividades de réveillon.







