Se liga na FM O Dia
Supermercado de Cabo Frio no Jardim Esperança é interditado por descumprir normas

A equipe da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Cabo Frio interditou, na tarde desta quarta-feira (27), um supermercado localizado no bairro Jardim Esperança. O local foi totalmente fechado após constatação de novas irregularidades e pela ausência da licença sanitária necessária ao funcionamento. Na semana anterior, fiscais já haviam visitado o estabelecimento com apoio do Ministério Público, ocasião em que descartaram produtos impróprios e interditaram a câmara frigorífica.
Segundo a superintendente da Vigilância Sanitária, Kelly de Araújo, a reincidência obrigou a medida mais rígida. “Ao chegarmos hoje para fiscalizar, encontramos diversas irregularidades, incluindo o uso de áreas que já estavam interditadas sem que as exigências fossem cumpridas. Por isso, tivemos que fechar o mercado inteiro até que a situação seja regularizada. O prazo vai até a próxima sexta-feira (28) para que tudo seja resolvido”, explicou.
Entre as penalidades aplicadas ao comércio estão:
* Auto de Infração por descumprir ordem de autoridade competente (Art. 76 da LC 28/2016), referente à notificação nº 1203 de 20/08/25;
* Interdição de mais uma câmara frigorífica, somando-se às já bloqueadas anteriormente (panificação e outra câmara de resfriamento);
* 24 horas para informar o endereço de câmara provisória;
* 48 horas para quitar taxas e regularizar situação junto à Secretaria de Fazenda;
* 7 dias para execução das obras exigidas;
* 15 dias para resposta ao Auto de Infração;
* Cumprimento imediato das boas práticas de manipulação de alimentos, conforme determina a RDC 216/04.
Desde janeiro, a Vigilância Sanitária já inspecionou mais de 500 estabelecimentos em Cabo Frio e Tamoios, com foco na orientação sobre normas de higiene e adequações legais. Além da checagem de documentos obrigatórios, os fiscais realizam ações educativas com distribuição de cartilhas e informações técnicas. As visitas acontecem de forma periódica e também a partir de denúncias da população.
Irregularidades podem ser comunicadas pelo telefone (22) 2646-2506, ramal 2258.