Se liga na FM O Dia
Saquarema tem fórum para discutir medidas de combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Saquarema promove nessa quarta-feira, 13, o Fórum Municipal Agosto Lilás, que acontece no Centro de Eventos de Educação, no Porto da Roça, das 9h às 17h, discutindo o tema da campanha “Vozes que Romperam o Silêncio”.
Realização da Secretaria da Mulher, o evento promete reunir especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil com objetivo de fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher em todo o município.
Na programação estão previstas palestras, rodas de conversa, apresentações culturais e debates, abordando questões estruturais que afetam a vida das mulheres e apontando caminhos para o fortalecimento da rede de apoio.
A palestra de abertura ficará por conta da advogada criminalista Letícia Delmindo, especializada na defesa da mulher pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestranda em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Com o tema “Interseccionalidade: quando desigualdades se cruzam”, a palestra abordará as múltiplas formas de opressão que impactam a vivência das mulheres em diferentes contextos sociais.
Na sequência, a advogada e empresária Luciene Mourão, presidente da Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher e do movimento “Pela Ordem Primeiro Elas”, ministrará a palestra “Direitos das mulheres. Empoderar é nossa missão!”, discutindo o papel das instituições e da informação no empoderamento feminino e fortalecimento da cidadania.
Durante o período da tarde, a ex-prefeita e atual secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres (PL), apresentará a palestra “Igualdade de Gênero: O Lugar da Mulher em Saquarema”, discutindo avanços e desafios na formulação de políticas públicas voltadas às mulheres no município.
Em seguida, será a vez do coordenador do Serviço de Educação e Responsabilização do Homem da Secretaria Estadual da Mulher, Paulo Sarcom, que falará sobre o tema “Masculinidades e reeducação dos agressores: por que trabalhar com os homens também é necessário”, trazendo reflexões sobre prevenção da violência a partir da desconstrução de padrões tóxicos de comportamento masculino.
Encerrando a programação, o Fórum contará com uma mesa de debates com a presença de especialistas e autoridades, discutindo medidas concretas para ampliar, integrar e fortalecer os canais de acolhimento e proteção às vítimas de violência.