Se liga na FM O Dia
Saquarema assina acordo para receber 1ª Universidade de IA do Estado do Rio

A cidade de Saquarema receberá uma nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que terá a 1º Universidade de Inteligência Artificial do Estado do Rio, depois de um acordo assinado entre a prefeitura e o governo estadual nessa semana.
O acordo foi oficializado através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, durante o I Seminário de Inteligência Artificial e Ciência, realizado no Rio nessa segunda-feira, 19.
O encontro contou com a presença da prefeita de Saquarema, Lucimar (PL), e do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes (PL-RJ), além de outras autoridades do município da Região dos Lagos e do Estado.
O evento, realizado no auditório da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão, teve como objetivo promover debates sobre os avanços e desafios da Inteligência Artificial (IA) no contexto da ciência e das políticas públicas.
A ideia foi estimular a troca de conhecimentos entre especialistas, pesquisadores, profissionais e gestores, focando em aplicações práticas e impactos sociais e buscando fortalecer o conhecimento, a inovação e a construção de soluções inteligentes para o futuro.
Além da prefeita Lucimar, o município foi representado pela ex-prefeita e atual secretária de Governança e Sustentabilidade, Manoela Peres (PL), que ressaltou a importância do acordo para colocar Saquarema no centro desse debate.
“Esse é um avanço que vai beneficiar não só os nossos jovens, mas toda a população, trazendo mais tecnologia, inovação e desenvolvimento para o nosso município!”, afirmou Manoela Peres.
Para a prefeita de Saquarema, receber essa nova unidade da Faetec reforça também o diálogo do município com o governo estadual, ampliando a possibilidade de projetos que estimulem ainda o desenvolvimento e o crescimento da cidade e da região.
“Esta é mais uma conquista que vai transformar o futuro da nossa cidade e abrir caminhos de conhecimento, inovação e oportunidade para os nossos jovens! Saquarema segue avançando, com planejamento, parceria e muito trabalho!”, avaliou Lucimar.
Segundo a prefeitura, apesar de ser relativamente nova no país, a graduação em IA busca uma formação inovadora, combinando abordagem multidisciplinar, humanística e técnica, desenvolvendo nos alunos a visão crítica e a liderança, aliando tecnologia e social no mercado global, que está em constante evolução.
“Os alunos possuem diferentes disciplinas que abordam linguagens de programação, técnicas e metodologias dos sistemas inteligentes. Ao término do curso, o profissional será capaz de aplicar a Inteligência Artificial em diversas situações, como na automação de maquinário industrial, na condução de veículos autônomos e também no processamento de dados”, acredita o município.