Se liga na FM O Dia
Ranking do Tesouro Nacional aponta Maricá como 3ª melhor cidade do Estado

A cidade de Maricá foi considerada a 3ª melhor em todo o Estado do Rio no quesito prestação de contas públicas, alcançando mais de 94% de acertos no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal.
Elaborado com base em dados do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais (Siconfi), da Secretaria do Tesouro Nacional, o ranking aponta Maricá como a 740ª cidade do país e a 3ª do Estado do Rio com melhor avaliação.
Em território fluminense, Maricá fica atrás apenas das cidades de Saquarema e do Rio de Janeiro, 1ª e 2ª colocadas no ranking estadual, mas também bem abaixo do Top 27 Nacional, nas posições 600ª e 634ª, respectivamente.
Apesar da distância para as primeiras posições nacionais, o resultado foi comemorado pela Prefeitura de Maricá, já que os dados do ranking contabilizam informações fiscais publicadas em 2025 sobre o exercício de 2024.
“Com este resultado, Maricá conquista a posição de 3° lugar no ranking estadual do Rio de Janeiro, consolidando-se como um dos melhores municípios fluminenses no envio de informações contábeis e fiscais”, celebrou a prefeitura.
De acordo com o município, o índice contou com 16 verificações com problemas, deixando de pontuar em 7 e sem pontuação máxima em outras 9, o que mantiveram o município com conceito B, somando 160.999 pontos, e um total de acertos de 94,2%.
Apesar disso, em relação à classificação nacional, Maricá apresentou um salto de 1.605 posições, comparado ao ranking anterior, sobre o exercício de 2023, em que a cidade somou 128.005 pontos, e um total de 86,5% de acertos, ficando na 2.355ª posição.
“A evolução de Maricá no Ranking do Tesouro comprova que a cidade segue fortalecendo suas práticas de governança, alinhada às exigências nacionais e comprometida com a transparência e qualidade da informação”, comentou o secretário de Planejamento, Contabilidade, Orçamento e Finanças, Joab Carvalho.
Segundo a prefeitura, o resultado é fruto do cumprimento de normas e envio de informações ao Siconfi, através da Matriz de Saldos Contábeis (MSC), Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Declaração das Contas Anuais (DCA).