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Prolagos nega contaminação da água em escola que teve aulas suspensas na última sexta, 25, em Cabo Frio
Localizada no bairro Jardim Peró, em Cabo Frio, a Escola Municipal Professora Ciléa Maria Barreto teve as aulas suspensas na tarde da última sexta-feira, 25, depois de pelo menos 7 alunos passarem mal, precisando de atendimento médico.
Após o ocorrido, a prefeitura contou que as 7 crianças, sendo 3 da mesma família, foram atendidas na emergência do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, a pouco mais de 1,8 quilômetros (km) da escola.
Ainda segundo o município, depois do atendimento, todas as crianças teriam apresentado estados estáveis de saúde, sem riscos, embora a causa para o mal-estar sentido na escola ainda não tenha sido encontrada.
Ao site G1, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio revelou ter acionado a concessionária responsável pelo serviço de abastecimento de água do município, a empresa Prolagos, para que realizasse testes na água da escola.
“A concessionária informa que está em contato com o município e que foi acionada para coletar amostras no local na manhã de sexta-feira (25), onde foi constatado que todos os parâmetros de qualidade até a chegada no hidrômetro estão dentro da normalidade”, respondeu a Prolagos nessa segunda-feira, 28.
Apesar dos testes com a água da escola, os problemas com a merenda escolar ainda não tinham sido descartados pela direção, segundo comunicado no grupo da unidade, na tarde da última sexta-feira, quando os pais ficaram sabendo da suspensão das aulas.
“Informamos que, por ordem da Secretaria de Educação, a unidade escolar estará fechada até que os resultados das amostras da água e dos alimentos servidos estejam prontos. Os responsáveis que os alunos estiveram na escola já estão autorizados a buscá-los”, dizia a mensagem no grupo de WhatsApp da escola.
Mas contrariando a mensagem da direção da escola, ainda na última sexta a prefeitura rechaçou qualquer possibilidade de que as crianças tenham passado mal devido a problemas com a merenda escolar da unidade.
De acordo com a Prolagos, a empresa afirma que a qualidade da água fornecida pela concessionária é monitorada 24 horas por dia, atendendo os parâmetros de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
“A Prolagos realiza uma rotina de controle da qualidade que inclui coletas diárias em pontos estratégicos e análises laboratoriais da água em diversas partes do sistema de abastecimento, que totalizam mais de 4 mil exames mensais. É importante ressaltar que cada cliente precisa realizar a limpeza de suas cisternas e/ou caixas d’água a cada 6 meses a fim de garantir os benefícios da água tratada para a saúde, além de mantê-las fechadas e protegidas”, completou a empresa, nessa segunda.
Também procurada pela nossa reportagem na manhã dessa segunda-feira, a Prefeitura de Cabo Frio ainda não havia enviado qualquer resposta sobre o assunto até o fechamento dessa edição.