Se liga na FM O Dia
Projeto “Caminhos Criativos” capacita empreendedores culturais em Cabo Frio e outros municípios

Cabo Frio sediou, nesta quarta-feira (22), uma oficina gratuita de planejamento e gestão de projetos culturais, voltada a empreendedores e agentes da economia criativa das Baixadas Litorâneas. A atividade integra o projeto “Caminhos Criativos” e foi realizada no auditório da Prefeitura, no centro da cidade.
O encontro teve como propósito inspirar e capacitar profissionais da cultura, oferecendo instrumentos para transformar ideias em projetos sólidos, sustentáveis e com impacto social e artístico.
Durante quatro horas, os participantes aprenderam sobre estruturação, planejamento, orçamento, fontes de financiamento, gestão e prestação de contas. Ao final, receberam certificado de participação, consolidando a experiência como um passo importante para o fortalecimento da economia criativa na região.
A ação é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ) em parceria com o Instituto Futuros, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio.
“Estamos empolgados com essa parceria e com a possibilidade de levar essa formação a diferentes territórios fluminenses, promovendo a autonomia dos fazedores de cultura e ampliando o alcance da política cultural”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Carlos Ernesto Lopes.
Além de Cabo Frio, outras cidades do estado também receberão oficinas do projeto entre os meses de outubro e novembro, ampliando o alcance das capacitações e fortalecendo o ecossistema criativo fluminense.
O “Caminhos Criativos” também abriu um edital de seleção para 30 iniciativas culturais do Estado do Rio de Janeiro, que participarão de um ciclo de aceleração de cinco meses, entre janeiro e junho de 2026. O investimento total é de R$ 2,9 milhões, com oferta de 720 horas de mentorias, workshops, palestras e rodas de conversa. As inscrições estão abertas até 7 de novembro, pelo site editais.institutofuturos.org.br.
Segundo Carla Uller, gerente executiva de Programas e Projetos do Instituto Futuros, o programa reforça uma trajetória consolidada. “Ao longo de 24 anos, já capacitamos mais de 1.300 empreendedores culturais em diversos estados. Agora, com a parceria da Secec-RJ, seguimos fortalecendo a autonomia e a consolidação de projetos culturais no estado.”
O projeto “Caminhos Criativos” é uma realização conjunta do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com execução do Instituto Futuros e apoio da Escola Estadual de Cultura, dentro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).