Se liga na FM O Dia
Prefeitura de Cabo Frio apaga fogo aceso por morador em situação de rua no bairro Portinho

Uma fogueira improvisada às margens da Lagoa de Araruama, no bairro Portinho, em Cabo Frio, mobilizou equipes da Prefeitura na manhã desta terça-feira (8). A ação, que envolveu as secretarias de Meio Ambiente, Segurança e Ordem Pública e Assistência Social, resultou no apagamento imediato do fogo, identificado durante uma fiscalização ambiental de rotina.
Na semana anterior, agentes da Guarda Marítima já haviam atuado de forma ágil ao conter um princípio de incêndio em área de vegetação na região da Duna Boa Vista, na Praia do Forte. O fogo foi rapidamente controlado durante patrulhamento de rotina, evitando maiores prejuízos ao ecossistema local.
Durante a fiscalização ambiental realizada na manhã desta terça-feira (8), equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima detectaram um foco de fogo às margens da Lagoa de Araruama, no bairro Portinho. A ocorrência foi imediatamente repassada à Guarda Marítima e Ambiental, vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
No ponto identificado, os agentes localizaram um homem em situação de rua utilizando uma fogueira improvisada para cozinhar, alimentada com materiais extraídos diretamente da lagoa, como madeira e pedras — conduta considerada infração ambiental. As chamas foram extintas, e a área, controlada pelas equipes.
A Secretaria de Assistência Social foi acionada e ofereceu encaminhamento à Casa de Passagem. No entanto, o indivíduo optou por não aceitar o acolhimento. A operação foi mais uma ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente, Segurança e Ordem Pública e Assistência Social, reforçando o monitoramento de áreas sensíveis da cidade.
A administração municipal lembra à população que qualquer suspeita ou ocorrência de crime ambiental pode ser denunciada por meio do telefone (22) 3199-1313 ou pelo e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br. Situações que envolvam focos de incêndio devem ser comunicadas diretamente ao Corpo de Bombeiros (193) ou à Defesa Civil (199).