Se liga na FM O Dia
Prefeito de Maricá participa de importante evento em Lisboa, em Portugal

A cidade de Maricá voltou a ser destaque internacional nessa semana com a participação no Brasil Investment Summit, que aconteceu na Fundação Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em Portugal, nessa quinta-feira, 3.
Durante a participação no evento, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), apresentou um modelo considerado pioneiro na gestão estratégica dos recursos dos royalties voltados para políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Convidado para conduzir o painel com o tema “Desenvolvimento e Legado dos Royalties do Petróleo”, Quaquá reforçou a importância das políticas públicas adotadas pelos governos do PT na cidade para uma transição econômica, sem esquecer as demandas dos moradores da cidade.
“Estamos fazendo a transição do petróleo para uma economia pujante. Primeiro começamos fazendo uma revolução social. O desenvolvimento não pode estar afastado das pessoas. Oferecemos transporte público gratuito, moeda social, bolsas em universidade. Mas não podemos ter uma política de proteção social que iniba o desenvolvimento. Maricá passou a entender que é preciso reduzir o investimento na transferência de renda e aumentar o repasse de recursos para o empreendedorismo”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, a transição econômica da cidade passa invariavelmente por melhorar a estrutura do ensino público municipal, como a implantação de 13 novas escolas em tempo integral, oferecendo maior conforto e qualidade de ensino.
“Estamos utilizando os recursos disponíveis para construir uma nova economia. Investimento em capital humano, educação. Vou construir 13 escolas de tempo integral com inglês e mandarim para todas as crianças de escola pública”, anunciou Quaquá.
O prefeito de Maricá reforçou ainda a importância da parceria do município com o governo estadual, representado pelo secretário estadual da Casa Civil do Rio, Nicola Miccione (PL), visando a transição da matriz econômica do município.
“O Rio de janeiro agora tem um ambiente republicano. Um governador que não vê partido político, não opera pela lógica da perseguição. Esse cenário é extremamente favorável para atrair investidores e novos negócios”, elogiou Quaquá.
O evento contou ainda com a participação do sócio da banca Peixoto & Ramos, Vinícius Peixoto Gonçalves, conselheiro do Centro de Estudos e Serviços Jurídicos (CEJUR), da Associação Núcleo Universitário de Pesquisas, Estudos e Consultoria (NUPEC); do presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio (Cedae), Aguinaldo Ballon; do diretor-presidente da Águas do Rio, Anselmo Leal; e do diretor-presidente da Light, Alexandre Nogueira.
Crédito da foto: Ricardo Vaz