Se liga na FM O Dia
Prefeita de Saquarema é eleita vice-presidente do Consórcio da Região dos Lagos

Em solenidade realizada na última sexta-feira, 17, em Iguaba Grande, reunindo prefeitos e representantes de 10 municípios da região, foi realizada a 1ª eleição do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Conderlagos).
A presidência ficou com o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), que terá como vice a prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), e como secretário executivo o ex-prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CIDADANIA).
O evento contou com prefeitos, vereadores, secretários municipais e outros representantes de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.
Para o novo presidente do Conderlagos, o prefeito Carlos Augusto, o novo cargo foi descrito como uma grande responsabilidade, mas também um sinal de confiança de seus pares, ressaltando a importância do diálogo e da parceria entre os municípios da região.
“Assumir a presidência do Conderlagos é, antes de tudo, uma grande responsabilidade. Liderar um consórcio formado por 10 municípios exige diálogo, parceria e, acima de tudo, compromisso com cada cidadão que vive na nossa Região dos Lagos. Agradeço de coração a confiança dos meus amigos prefeitos. Essa união é um gesto de maturidade política e de amor pela nossa terra”, afirmou Carlos Augusto.
Criado com o objetivo central de promover integração regional em áreas estratégicas como infraestrutura, turismo, meio ambiente e desenvolvimento econômico, o Conderlagos é visto como um marco na governança regional.
“Podem ter certeza de uma coisa: vou trabalhar todos os dias para fazer da nossa região uma das mais fortes e respeitadas do Estado do Rio de Janeiro. Vou defender os nossos interesses, lutar por investimentos, por desenvolvimento e por mais oportunidades para o nosso povo. Esse será um mandato participativo, democrático e transparente, construído junto com quem acredita que a força da Região dos Lagos está na união de suas cidades e no compromisso com o futuro”, completou Carlos Augusto.
Nova vice-presidente da entidade, a prefeita Lucimar Vidal, de Saquarema, reforçou o discurso de união entre os municípios da região, visando a construção de uma nova cultura de governança regional, baseada em confiança mútua, compartilhamento de recursos, troca de experiências e busca conjunta por soluções.
“O Conderlagos nasce com uma proposta muito clara: o desenvolvimento da Região dos Lagos como um todo. Nossa região possui municípios muito próximos, com vocações econômicas que se complementam. Temos que pensar o turismo, a geração de empregos, mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico de forma a criar parcerias que fortaleçam a região como um todo. Com todos os municípios reunidos sob um mesmo consórcio, poderemos criar políticas públicas mais efetivas e que gerem benefícios para a população de todas as cidades”, afirmou Lucimar Vidal.
Mesmo sem cargos na diretoria da entidade, a cidade de Silva Jardim também se fez presente à eleição, através do presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Júnior (PT), e da vereadora Andrea Menezes (MDB).
Para a vereadora, que parabenizou os eleitos da nova diretoria, o Conderlagos representa esse novo momento de integração entre os municípios da região, fortalecendo políticas de desenvolvimento sustentável, planejamento conjunto e busca por soluções compartilhadas.
“Que essa nova etapa seja marcada por cooperação, diálogo e muito trabalho em prol do desenvolvimento dos municípios da Região dos Lagos”, afirmou Andrea Menezes.
Participaram do encontro ainda o prefeito anfitrião, Fabinho (CIDADANIA), de Iguaba, assim como o prefeito de Arraial, Marcelo Magno (PL), o secretário de Governo de Araruama, Anderson Moura (PL), além de outros representantes dos municípios membros do Conderlagos.
O encontro teve ainda a presença de convidados, como o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT-RJ), a ex-prefeita de Quissamã e coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur, Fátima Pacheco (UNIÃO), o deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), e o presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), o prefeito de Italva, Léo Pelanca (PL).
Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, entre os próximos passos da nova diretoria está a construção de um plano de desenvolvimento integrado, que servirá de base para ações conjuntas em áreas consideradas prioritárias.
“Também está prevista a ampliação das parcerias com instituições como a Embratur, com foco na promoção turística da Costa do Sol em nível nacional e internacional. A eleição de Carlos Augusto marca o início de uma nova etapa de articulação regional, com prefeitos unidos em torno de uma agenda comum de crescimento sustentável, fortalecimento institucional e protagonismo político para a Região dos Lagos”, concluiu a Prefeitura de Rio das Ostras.