Se liga na FM O Dia
Prefeita de Araruama chama de “fake news” acusações de falta de merenda nas escolas do município

Em vídeo publicado nessa terça-feira, 13, a prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), ao lado da secretária de Educação, Valéria Amaral, rebateu as acusações de uma página no Facebook sobre a falta de merenda escolar na rede pública do município.
Chamando as acusações de que algumas escolas do município estariam sofrendo com a falta da merenda escolar de “fake news”, a prefeita reiterou o compromisso da pasta com a qualidade e com a quantidade da merenda escolar do município.
“Oi, pessoal. Estou aqui no gabinete, com a nossa secretária de Educação, Valéria Amaral. Estamos falando sobre todos os projetos que temos para a Educação do nosso município ao longo do ano de 2025, com projetos e realizações para a educação municipal. A gente conversou também que nos últimos dias tem sido veiculado ‘fake news’ sobre a merenda escolar. E isso é muito grave. Quero deixar aqui, para toda população de Araruama, o nosso compromisso com a qualidade e com a quantidade da merenda escolar distribuída em todas as unidades escolares; falar que o nosso compromisso e de todo o time da prefeitura é de trabalhar com transparência”, afirmou Daniela Soares, nessa terça-feira.
O vídeo foi publicado nos stories da sua conta no Instagram, combatendo acusações veiculadas pela página “Jornal Araruama de Verdade”, que diz que faltariam merenda em algumas escolas da rede pública municipal, porém, sem citar quais escolas seriam essas.
Segundo o município, a merenda escolar, além de garantir uma alimentação nutritiva, variada e de alta qualidade, atende todos os 21 mil alunos da rede pública municipal, distribuídos em 58 unidades, incluindo escolas, creches e anexos de creches, além de 42 casas-creche e às instituições filantrópicas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Pestalozzi.
“Todo o processo é organizado pela Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria de Educação, que segue as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os cardápios são elaborados mensalmente pelo Departamento de Nutrição Escolar, levando em conta as necessidades nutricionais dos alunos da rede, inclusive aqueles com restrições alimentares, que contam com um cardápio específico”, reforçou a prefeitura.