Se liga na FM O Dia
Pescador pega filhote de tubarão por engano em Maricá e devolve animal ao mar

Um pescador de Maricá proporcionou uma cena linda nesse fim de semana ao libertar um filhote de tubarão-tigre que ficou preso em sua rede por engano na Praia de Itaipuaçu na manhã desse sábado, 10.
Em vídeo que viralizou nas redes, o pescador Isaías Rezende, que estava há cerca de 3 quilômetros (km) da costa, conta que o acabou pegando o animal, que ele chama de “tutu”, antes de devolvê-lo ao mar.
“Bom dia, bom dia, galera. Aí, ó, 10 de maio de 2025. Que lindo o dia hoje, ó. Vamos aproveitar o sabadão, que tem uma frente fria chegando mais tarde. Tô aqui no mar, ó, dobrando a rede, aí já veio o quê? Esse ‘tutu’ aqui, ó. Aí o ‘tutu’ aí, ó. Tá vivo, ó. Como ele tá vivo, eu vou soltar ele. Ó o ‘tutu’ aí, ó! Olha os dentinhos do bicho. Tamaninho da peça. Tututu-Tututu-Tutubarão. Aí, vou soltar ele, hem, botar para água; deixa viver esse bichinho. Vai. Ó, ele tá bravo, ó. Vai, vai! Foi, ó. Foi embora. É isso… Coisa linda, meu lugar, né?”, diz Isaías Rezende, no vídeo.
Para quem não tem idade ou não pegou a referência, o “tutu” faz alusão ao desenho animado Tutubarão (Jabberjaw, no original), produzido pela Hanna-Barbera, e que foi exibido na TV aberta no Brasil pelas emissoras Globo, Bandeirantes e SBT, entre as décadas de 1970 e 2010.
De acordo com Augusto Machado, biólogo marinho ouvido pelo G1, trata-se de um tubarão-tigre ainda filhote, espécie comum no litoral do Rio e que se alimenta principalmente de peixes e moluscos, podendo atingir entre 6 e 7 metros de comprimento quando adulta.
“O aparecimento dessas espécies de tubarão é um importante indicativo da qualidade ambiental desta região. O oceano é o lar dessas espécies. Tendo o ambiente saudável, as chances de acidentes são cada vez menores. Por isso, é importante que estes animais, sempre que capturados, sejam devolvidos saudáveis para o mar”, concordou o especialista.