Se liga na FM O Dia
Oficina de teatro incentiva participação de pessoas com deficiência em Cabo Frio

Neste sábado (26), a Casa de Cultura José de Dome – o tradicional Charitas, no Centro de Cabo Frio – vai se transformar em palco para um workshop teatral gratuito e inclusivo, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria-Adjunta da Pessoa com Deficiência e Autismo, com apoio da Secretaria de Cultura.
A atividade acontece das 9h às 13h, com foco na iniciação em técnicas de improvisação e expressão cênica. O curso é voltado para pessoas com e sem experiência em teatro, a partir dos 15 anos. As senhas serão distribuídas às 8h30, no portão lateral do Charitas, e a orientação é que os participantes usem roupas leves.
O número de vagas é limitado a 25 participantes — sendo 15 abertas ao público geral e 10 direcionadas prioritariamente para pessoas com deficiência motora (usuárias de cadeira de rodas) e auditiva. Haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade total durante a atividade.
A oficina será conduzida por Anderson Macleyves, superintendente-adjunto da Pessoa com Deficiência e Autismo da cidade. Para ele, o teatro é mais do que arte — é também ferramenta de inclusão. “A arte tem um papel transformador e é uma importante aliada para o desenvolvimento pessoal de pessoas com deficiência”, pontua.
O secretário-adjunto da pasta, André Luiz Ramos, conhecido como Gugu, reforça que a participação em atividades culturais é essencial para o bem-estar de todos: “O acesso à cultura é de extrema importância para a saúde física e mental dos participantes com deficiência”.
Já o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, destacou que a proposta do evento vai além da prática artística: “Queremos criar pontes entre diferentes expressões culturais e abrir espaço para novos talentos locais”.
O Charitas está localizado na Avenida Assunção, 855, esquina com a Avenida Nilo Peçanha. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (22) 99951-7331.