Se liga na FM O Dia
Mudança de hábito antecipa chegada de panetones em supermercados do Rio

Restando pouco mais de 100 dias para o Natal, diversas redes de supermercados já começaram a colocar os famosos panetones nas gôndolas, antecipando uma tradição que mostra mudanças no comportamento dos consumidores fluminenses.
Os dados foram confirmados em uma pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio (Asserj), que aponta para uma antecipação das vendas dos panetones, que antes se restringia a outubro e novembro.
A pesquisa, que ouviu profissionais de redes de supermercados presentes na Região dos Lagos e no Norte Fluminense, mostra que os panetones vêm ganhando cada vez mais espaço, e consolidando uma estratégia que está se tornando cada vez mais comum no Rio.
Um dos exemplos é a Redeconomia Reunidos, presente nas cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá e Rio das Ostras, que apostou por trazer o produto nesse início de setembro.
“Geralmente as empresas abrem venda para o varejo em meados de agosto a final de agosto. Então, início de setembro até 10 de setembro, todas as marcas já estão posicionadas nas gôndolas. É prática comum isso. Você antecipa a exposição e o cliente consome panetone não só no Natal, mas em lanches, sobremesas e até café da manhã”, contou o diretor comercial da Redeconomia, Thiago Cunha.
Também com forte atuação na Região dos Lagos, nas cidades de Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba, Maricá e Rio das Ostras, o Supermercado Princesa também entrou na onda da antecipação, ajustando o calendário de 2025 em relação a 2024.
“A gente já negociou e vamos receber parte em setembro e parte em outubro. No ano passado, começamos em meados de outubro, mas este ano puxamos um pouco para setembro. Existe uma pressão natural da indústria, mas, ao mesmo tempo, quando você antecipa, cria um clima de Natal na loja e garante uma venda adicional que não teria”, revelou o diretor da rede do Princesa, João Márcio.
A prática vem sendo comum até mesmo na capital, como conta a diretora de marketing da Torre E Cia Supermercados, Brenda Larissa, que revela que os panetones chegaram às prateleiras das 4 unidades da rede no último mês de agosto.
“Nas lojas do Torre, o panetone já chegou porque acreditamos que o carioca ama essa delícia natalina. A antecipação faz todo sentido: nosso cliente precioso pode saborear, meses antes, aquele gostinho único que só o Natal traz e já entrar no clima da época mais aguardada do ano. E os resultados comprovam, a resposta nas vendas tem sido incrível!”, afirmou Brenda Larissa.
Para a Asserj, as falas dos executivos confirmam o cenário em que o panetone deixou de ser um produto restrito a dezembro e vem ganhando espaço como item de consumo no dia a dia do cidadão fluminense, capital e no interior.
“A antecipação das vendas mostra como o panetone se consolidou como um ícone do Natal, mas também como produto de consumo frequente. É um reflexo da adaptação do varejo às novas tendências e aos hábitos do consumidor”, avalia o presidente da Asserj, Fábio Queiróz.