Se liga na FM O Dia
Ministro do Turismo declara apoio a Maricá durante a FITUR, na Espanha

O 2º dia da participação de Maricá na Feira Internacional de Turismo (FITUR), que acontece em Madri, na Espanha, nessa semana, foi marcado por uma importante declaração de apoio do governo federal.
Com estande próprio, o município, que já tinha contado com a presença do presidente da Agência Brasileiro de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo (PT-RJ), teve agora a visita do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano (UNIÃO-PB).
“Essa feira tão importante abre o calendário de 2026 e a presença de Maricá é fundamental para o turismo local. O ministério está de portas abertas para o município. Que tenhamos um excelente ano para colher os frutos plantados ao longo do tempo”, disse o ministro Gustavo Feliciano.
A declaração foi feita no 2º dia do evento, considerado o maior do mundo no setor, onde a Prefeitura de Maricá apresenta projetos e produtos locais a autoridades e investidores internacionais, buscando ampliar a atratividade da cidade no exterior.
De acordo com o município, o estande próprio, montado nessa edição da feira, conta com projetos estruturantes do município, além de produtos regionais e elementos da cultura local, reforçando a identidade de Maricá no cenário internacional.
Durante a visita do ministro do Turismo, que foi recebido pela equipe do prefeito Washington Quaquá (PT), também foram apresentados itens agroecológicos produzidos em Maricá, reforçando a valorização da produção local.
“Deixamos com o ministro alguns produtos agroecológicos de Maricá, como chocolate, banana desidratada e macarrão de aipim, todos produzidos na cidade”, contou o presidente da Companhia Maricá Alimentos (AMAR), Marlos Costa.
O gestor reforçou ainda o planejamento do município, que mira impulsionar a AMAR e abrir lojas com produtos de Maricá em aeroportos, especialmente na América Latina, ampliando a exportação de produtos locais.
Diretor-presidente da empresa pública municipal Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (MARÉ), Antônio Grassi ressaltou os resultados positivos alcançados nos primeiros dias do evento, que foram voltados exclusivamente para entes públicos, empresários e profissionais do setor turístico.
“Somente nestes 2 dias já tivemos diversas conversas produtivas com representantes de outros países. Maricá participa de todas as grandes feiras de turismo, o que gera resultados concretos e investimentos, que são prioridade na área de turismo em que estamos trabalhando”, revelou Antônio Grassi.
Ao todo, a FITUR 2026 reúne mais de 10 mil empresas de 161 países, sendo 111 com representação oficial, em um espaço na capital espanhola que conta com 9 pavilhões, que passará a ser aberto ao público nesse fim de semana, em uma programação que segue até esse domingo, 25.






