Se liga na FM O Dia
Incêndio de grandes proporções em Maricá pode ter sido causado por queda de balão

As autoridades seguem atentas aos danos causados por um incêndio de grandes proporções que atingiu a vegetação da Pedra do Elefante, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Maricá, no último domingo, 29.
Apesar dos esforços das equipes do Corpo de Bombeiros, acionadas ainda na parte da manhã, e que atuaram durante todo o domingo, novos focos de incêndio voltaram a ser registrados no local nessa segunda-feira, 30.
De acordo com imagens feitas nas redondezas, a fumaça provocada pelas chamas podia ser vista em diversos do distrito de Itaipuaçu, exigindo a atuação de uma aeronave para controlar as chamas em locais de difícil acesso por terra.
Ao G1, moradores do entorno relataram que um balão teria caído na região da Pedra do Elefante, o que pode ter causado o início do incêndio, que ainda tem sua causa sob investigação das autoridades locais.
O incêndio teria sido notado na manhã de domingo, por um morador que percebeu a fumaça nas proximidades de uma trilha no Morro do Elefante, mobilizando a Guarda Municipal, que acionou o Corpo de Bombeiros.
Informações apuradas pelo portal Maricá Info reforçam a teoria da queda de balão, conforme teria sido relatado por um servidor do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) para agentes do Grupamento Turístico (GTUR) de Maricá.
Ainda na manhã de domingo, a trilha foi evacuada para garantir a segurança dos visitantes, com a atuação rápida dos guardas municipais, que precisaram encarar 1h de subida até a área da “Carrasqueira”, também conhecida como Cabeça do Elefante, onde conseguiram localizar os trilheiros, que desceram em segurança.