Se liga na FM O Dia
Etapa de Saquarema tem 5 brasileiros já classificados para as oitavas de final

Faltam apenas duas vagas para se definirem as oitavas de final da BB Saquarema Pro, a 5ª etapa do Challenger Series (CS), a divisão de acesso do circuito mundial de surfe da World Surf League (WSL), que deu folga para os atletas nessa terça-feira, 14.
Com o fim de 7 das 8 baterias masculinas na tarde dessa segunda-feira, 13, as últimas vagas confirmadas para as oitavas de final ficaram com 3 brasileiros, Samuel Pupo, que ocupa a 9ª colocação no ranking, além de Deivid Silva (35º) e Cauã Costa, que ainda disputa a divisão anterior, o Qualifying Series (QS) da América do Sul.
Na disputa pelos pontos em Saquarema, que podem garantir o acesso para a elite do surfe mundial na próxima temporada, em 2026, eles terão como adversários, respectivamente, o australiano Jackson Baker (37º), o havaiano Ian Gentil (36º), e o norte-americano Nolan Rapoza (25º).
Nas oitavas, eles se juntam a Luana Silva e Tainá Hinckel, que conquistaram suas vagas no feminino vencendo suas baterias da manhã, e enfrentam, respectivamente, a basca Annette Gonzalez Etxabarri (15ª), e a australiana Sally Fitzgibbons (3ª).
A próxima chamada acontece a partir das 7h15 dessa quarta-feira, 15, deve acontecer a 8ª bateria da fase classificatória, que conta com outro brasileiro, o catarinense Mateus Herdy (4º), e que pode subir algumas posições no ranking caso consiga a classificação.
Na sua bateria, ele disputará uma das duas últimas vagas para as oitavas de final da BB Saquarema Pro contra o sul-africano Luke Thompson (1º), o australiano Kyuss King (40º), e o japonês Nejiro Nishi (33º).
Circuito de acesso para o Championship Tour (CT), onde está a elite do surfe mundial, o CS disponibiliza vagas para os 10 primeiros colocados no ranking ao final das 7 etapas no masculino e para as 7 primeiras colocadas no feminino.
No feminino, apenas a sensação francesa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, já se garantiu na principal divisão do surfe mundial na próxima temporada, com outras 6 vagas em disputa, com a catarinense Laura Raupp sendo a melhor brasileira atualmente no ranking, na 8ª posição, mas podendo ser ultrapassada, já que acabou eliminada.
Já no masculino, a briga segue acirrada com todas as 10 vagas em aberto, apesar da liderança de Luke Thompson, que assumiu a ponta em Saquarema, depois da eliminação do francês Kauli Vaast, no domingo, 12, quando perdeu a liderança e caiu para a 3ª posição, sendo ultrapassado também pelo australiano George Pittar, também já eliminado.
A BB Saquarema Pro é a 5ª e antepenúltima etapa do CS 2025/2026, restando depois dela apenas as duas etapas finais, que acontece em Pipeline, no Havaí, em janeiro de 2026, e em Newcastle, na Inglaterra, em março de 2026.