Se liga na FM O Dia
Escola pública de Cabo Frio aposta na robótica para transformar o ensino de jovens e adultos

Pela primeira vez, estudantes da Fase VII da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professor Edilson Duarte, em Cabo Frio, terão aulas com robótica dentro da grade curricular regular. A iniciativa partiu de uma articulação entre professores de diferentes áreas do conhecimento, com suporte da Supervisão de Projetos e Iniciativas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.
A robótica será utilizada como instrumento didático em um projeto interdisciplinar que visa desenvolver competências fundamentais nos alunos. Utilizando kits LEGO EV3, os conteúdos das disciplinas como Ciências, História, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa serão explorados de maneira mais aplicada, conectando teoria e prática.
Essa implementação representa um marco para a escola, ao integrar a robótica diretamente às aulas regulares da EJA, e não como atividade extracurricular. O objetivo é tornar o processo de ensino mais participativo, criativo e conectado às exigências do século XXI, ao mesmo tempo em que valoriza as vivências dos estudantes e potencializa o aprendizado contínuo ao longo da vida.