Se liga na FM O Dia
Equipes de Cabo Frio impedem criação de cavalos em proteção no Parque do Mico-Leão-Dourado

A Prefeitura de Cabo Frio intensificou nesta terça-feira (6) as ações de fiscalização no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado. A operação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, teve como foco a repressão à criação irregular de cavalos dentro da área de preservação permanente, além de outros animais como porcos e aves.
A intervenção foi motivada por solicitações do Ministério Público e contou com apoio da 8ª Unidade de Policiamento Ambiental (Upam), Guarda Marítima Ambiental e Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Durante a vistoria, os agentes identificaram novamente atividades irregulares em uma área já monitorada e notificada anteriormente.
Mesmo com orientações prévias, o responsável pelo espaço persistia na manutenção dos animais e estruturas inadequadas dentro da unidade de conservação. Diante disso, uma nova notificação foi emitida determinando a remoção imediata dos bichos e a retirada das cercas instaladas de maneira ilegal.
De acordo com o secretário Jailton Nogueira, a ação é parte de uma estratégia contínua para conter danos ambientais. “Manter criações dentro de áreas protegidas é uma infração séria. Nosso papel é assegurar que o parque cumpra sua função ecológica, eliminando práticas que ameacem a biodiversidade local”, ressaltou.
As fiscalizações seguem de forma permanente, com foco na preservação da fauna e da flora nativa. A população pode contribuir com denúncias anônimas, entrando em contato pelo telefone (22) 3199-1313 ou pelo e-mail: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.