Se liga na FM O Dia
Encontro reúne servidores em Cabo Frio para alinhar ações no SUS

A Secretária Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Sandra Rabelo, elogiou o engajamento dos participantes e destacou a importância de uma atuação em rede:
“Encerramos este primeiro encontro com a certeza de que estamos cercados por profissionais comprometidos e abertos ao diálogo. Não há espaço para ilhas no sistema público de saúde. A colaboração e a escuta são fundamentais para uma assistência mais eficaz, humanizada e tecnicamente bem estruturada”, pontuou.
A iniciativa teve como foco o fortalecimento do diálogo entre os diferentes níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando uma atuação cada vez mais integrada e eficiente. Foram abordados temas como a estrutura do SUS, desafios da rede, funcionamento da regulação municipal e os instrumentos de planejamento como o Plano Municipal de Saúde (PMS) e a Programação Anual de Saúde (PAS).
O evento também abriu espaço para sugestões e questionamentos dos participantes, que contribuíram com propostas para enfrentar os principais gargalos da rede e melhorar o atendimento em todos os níveis, desde a Atenção Básica até os serviços de Média e Alta Complexidades.
A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Saúde, Beatriz Trindade; do secretário adjunto de Atenção à Saúde, Illo Rangel; do secretário adjunto de Tamoios, Augusto Azevedo; da secretária adjunta de Vigilância em Saúde, Sandra Rabelo; e do secretário adjunto de Administração de Saúde, João Carrilho.
Desde o início da atual gestão, profissionais como médicos, enfermeiros e biólogos vêm sendo qualificados continuamente para atuarem de forma alinhada. Beatriz Trindade reforçou essa proposta em sua fala:
“Construímos uma rede eficiente com escuta ativa, ação coordenada e acompanhamento constante. Agradeço a dedicação de cada servidor, pois só com união e visão coletiva conseguiremos oferecer serviços públicos de saúde à altura da dignidade da nossa população. Ainda enfrentamos entraves, mas estamos deixando para trás o colapso sanitário que herdamos no início da gestão”, declarou.