Se liga na FM O Dia
Cordas de sisal e recuperação ambiental protegem a restinga de Cabo Frio, na Praia do Forte

Para restaurar a restinga, a Prefeitura de Cabo Frio está promovendo o replantio de espécies nativas, como salsa-da-praia (Ipomoea pes-caprae), mandacaru-da-praia (Cereus fernambucensis), Clusia fluminensis e bromélia (Neoregelia cruenta). Essas plantas ajudam a fixar o solo arenoso e proteger a orla.
Além disso, com autorização do Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria da Cidade reconstruiu um trecho da calçada na Orla da Praia do Forte, utilizando areia de dragagem para reforçar a contenção da vegetação.
A instalação de cordas de sisal e a reposição de mourões, realizada pela Equipe Verde da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, ocorre nesta quinta-feira (26). A iniciativa complementa o plantio de vegetação nativa e orienta banhistas a utilizarem rampas e escadas para acessar a praia, evitando danos à restinga.
Ao longo dos anos, o acesso improvisado prejudicou a vegetação nativa e a fixação da areia. Para minimizar esse impacto, ações de recuperação ambiental estão sendo executadas tanto na Praia do Forte quanto na Orla da Praia das Palmeiras, onde a Equipe Verde também reinstala mourões.