Se liga na FM O Dia
Cabo Frio se destaca na economia azul durante seminário em São Gonçalo

No encerramento do segundo Seminário da Economia do Mar, realizado em São Gonçalo nesta quarta-feira (2), foram anunciadas duas grandes iniciativas: o Seminário Internacional de Economia do Mar, previsto para acontecer em Maricá no meio do ano, e a Certificação Selo Azul Cidades Costeiras, que premiará municípios com melhor desempenho em 20 indicadores sustentáveis estabelecidos pela FACERJ. Cabo Frio já se destaca como forte candidata à certificação.
O evento reuniu especialistas, empresários e representantes do setor público para discutir os desafios e oportunidades da economia marítima. Entre os temas abordados, estavam inovação tecnológica, pesca sustentável, logística portuária e turismo azul. Estudos de caso e soluções estratégicas foram apresentados para fortalecer a economia azul, sempre com foco no desenvolvimento sustentável.
O secretário de Gestão Territorial e Economia Azul de Cabo Frio, Matheus Araguti, enfatizou o potencial da cidade e a necessidade de valorizar sua tradição pesqueira. “Não faz sentido Cabo Frio ser mais lembrada pela picanha do que pelos peixes e frutos do mar. Precisamos mudar isso, fortalecendo a pesca artesanal e garantindo que o pescado local chegue aos restaurantes, aos turistas e aos moradores”, afirmou.
A gestão do prefeito Dr. Serginho foi elogiada por ser uma das poucas no estado a contar com uma secretaria específica para a economia azul. “Estamos à frente de muitas cidades nesse setor e vamos avançar ainda mais para transformar Cabo Frio em referência nacional no desenvolvimento sustentável ligado ao mar e às bacias hidrográficas”, destacou Matheus. Ele também ressaltou o papel do cooperativismo como um pilar essencial para esse crescimento.
Além de representantes da indústria naval, acadêmicos e empreendedores também participaram das discussões, apresentando iniciativas que podem impulsionar a geração de empregos, fomentar o crescimento econômico e garantir a preservação ambiental.