Se liga na FM O Dia
Cabo Frio representa o Brasil na Conferência da ONU sobre os oceanos, na França

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul, está presente na 3ª Conferência das Nações Unidas para o Oceano, promovida pela ONU em Nice, na França. O encontro, que segue até o dia 13 de junho, reúne lideranças mundiais para discutir ações concretas em prol da saúde dos oceanos e da sustentabilidade marinha.
Com foco na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados ao ambiente marinho, a conferência busca fortalecer parcerias e acelerar iniciativas já em andamento, visando a proteção, regeneração e uso responsável dos recursos oceânicos.
Nesta quarta-feira (11), o secretário Matheus Monica participou de uma mesa de debate na Blue Zone — espaço de acesso mais restrito da conferência — onde destacou a urgência de um olhar global mais atento e comprometido com a preservação dos oceanos.
Durante sua participação, Matheus apresentou o projeto do Corredor Azul e a Nova Economia Azul Territorial, destacando o pioneirismo de Cabo Frio como o primeiro município brasileiro a consolidar uma política pública voltada à Economia Azul.
“O principal aprendizado em eventos como esse é perceber o quanto é essencial que o mundo se reúna para olhar com mais responsabilidade para o mar e o meio ambiente. Precisamos ir além da preservação. É hora de falar em regeneração, em repor os estoques pesqueiros e reequilibrar nossos ecossistemas. A recuperação precisa estar no centro da nossa pauta”, afirmou o secretário.