Se liga na FM O Dia
Cabo Frio recebe encerramento do XVIII Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul com troca de experiências e imersão na natureza

O encerramento do XVIII Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul teve um toque de natureza e cenários deslumbrantes. Durante três dias de intensa programação, o bairro do Peró, em Cabo Frio, se tornou o palco de encontros entre gestores e representantes de praias de todo o Brasil. O evento teve início na quinta-feira (8) com o III Encontro Regional Bandeira Azul, seguiu com o Workshop Nacional na sexta-feira e concluiu no sábado (10) com uma visita técnica e uma trilha ecológica — momentos que integraram a natureza, o aprendizado e a busca por um turismo mais responsável e sustentável.
A visita à Praia do Peró e a trilha no Morro do Vigia proporcionaram uma imersão única no ambiente natural, permitindo que os participantes vivenciassem de perto o cenário que inspirou o evento. A experiência foi marcada por uma apreciação detalhada do ecossistema local, com muitas conversas enriquecedoras sobre o meio ambiente.
Durante a caminhada, os guias compartilharam informações sobre a região, que integra o geoparque local, com seus costões e lagoas. O percurso incluiu pontos como a Gruta do Vigia, o Pesqueirinha e o Buraco do Sarco — uma rota que revela a geodiversidade do território e nos conecta à história e à beleza natural da área.
A gestora Kelly Benvenu, de Bombinhas (SC), se disse encantada com Cabo Frio. “Esta é uma excelente oportunidade para trocar experiências e entender o contexto local. As iniciativas de educação ambiental são fantásticas, e a região é belíssima e muito acolhedora. Estamos adorando!”
A coordenadora nacional do programa e presidente do Instituto Ambientes em Rede (IAR), Leana Bernardi, fez um balanço positivo do evento.
“No hotel Paradiso Peró, realizamos dois dias de eventos do Bandeira Azul: um regional e o workshop nacional. Reunimos representantes das praias da região para discutir gestão costeira e turismo, e no segundo dia, representantes de praias com o selo Bandeira Azul de todo o Brasil se encontraram para debater questões documentais, compartilhar experiências e visitar a Praia do Peró. Foi um importante momento de troca e aprendizado, com uma grande participação dos municípios da região. Isso demonstra que o programa ainda tem grande potencial de crescimento. E hoje, na praia, estamos vivenciando mais essa experiência enriquecedora.”
Luísa Rieth, coordenadora local do programa e bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, também destacou a relevância do evento para o município. “Receber um evento desse porte é fundamental, pois reúne os gestores das praias com o selo Bandeira Azul de todo o Brasil. A troca de experiências é sempre enriquecedora. Além disso, caminhar pela praia com todos os participantes demonstra à comunidade o trabalho sério que está sendo feito em prol da sustentabilidade em nossas praias.”
Esta é a segunda vez que Cabo Frio sedia o evento nacional, que também marca os 19 anos do programa no Brasil. “Embora o evento esteja terminando, Cabo Frio continua de portas abertas para futuras edições, para o avanço do programa e para fortalecer cada vez mais um turismo responsável”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, Jaiton Nogueira.
A Praia do Peró segue em busca do 8º ano consecutivo com o selo ecológico, enquanto o município agora mira também na candidatura das praias do Foguete e do Pontal do Peró.