Se liga na FM O Dia
Cabo Frio inicia preservação no Portinho para proteger ecossistema de mangue

Nesta segunda-feira (07), a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio iniciou uma intervenção ambiental no bairro Portinho, com foco na proteção de uma área de manguezal. A ação envolve o cercamento com mourões e a instalação de placas de sinalização para inibir o descarte irregular de resíduos e promover a preservação do ecossistema local.
A população também tem um papel essencial na preservação ambiental e pode colaborar denunciando práticas irregulares em áreas protegidas. As denúncias podem ser feitas de forma sigilosa pelos canais oficiais da Secretaria: telefone (22) 3199-1313, e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br ou pessoalmente, na sede da pasta, localizada na Rua José Bonifácio, 28 (2º andar), no Centro de Cabo Frio.
Reconhecidos por sua riqueza ecológica, os manguezais são áreas vitais para o equilíbrio dos ecossistemas costeiros. Eles abrigam uma ampla diversidade de espécies, funcionam como berçários para organismos marinhos, filtram impurezas da água, seguram sedimentos e ainda oferecem proteção natural contra alagamentos e erosões.
O secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, reforça o compromisso da gestão com a preservação das zonas ambientais da cidade: “Desde o início do nosso trabalho, buscamos manter e recuperar as áreas de proteção ambiental do município. Este é mais um ponto que estava precisando de atenção e que agora está sendo cuidado.”