Se liga na FM O Dia
Cabo Frio e Araruama sofrem com número de batidas de carros em postes de luz em 2025

A Enel Rio, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em 66 dos 92 municípios fluminenses, divulgou, nessa semana, um número bastante preocupante para as cidades da Região dos Lagos, Região Metropolitana e Norte Fluminense.
Vêm dessas regiões as cidades que lideram o ingrato ranking de município com maior aumento de colisões de veículos em postes de energia nos primeiros 6 meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
De acordo com dados da Enel Rio, a cidade com maior aumento na incidência de colisões de veículos em postes de energia em todo o Estado do Rio foi Araruama, na Região dos Lagos, que registrou um aumento de 150% entre janeiro e junho de 2025, em relação aos primeiros 6 meses de 2024.
No preocupante top 3 da lista divulgada pela Enel Rio, aparecem ainda as cidades de Maricá, na Região Metropolitana, em 2º lugar, e Macaé, no Norte Fluminense, na 3ª posição, respectivamente, com aumentos de 80% e 43,7% em 2025.
Segundo a concessionária, foram registradas 209 colisões de veículos contra postes da rede elétrica, entre janeiro e junho desse ano, causando a interrupção do serviço para realização de reparos e trocas, e deixando mais de 93 mil clientes sem luz em algum momento do 1º semestre.
Entre as cidades que mais sofreram com o problema nesse ano, aparece outra cidade da Região dos Lagos, Cabo Frio, onde mais de 73 mil pessoas ficaram sem luz nos primeiros 6 meses de 2025 devido à batida de veículos em postes de energia, embora a Enel Rio ressalte que as interrupções não aconteceram de forma simultânea e sim separadamente.
Na sequência, aparecem as cidades de Maricá, com 10 mil prejudicados, e Macaé, com 9 mil pessoas ficando às escuras no 1º semestre devido à colisão de veículos em postes da rede elétrica, com destaque ainda para Teresópolis, na Região Serrana, e São Gonçalo, também na Região Metropolitana.
De acordo com a Enel Rio, para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da concessionária, através do site, www.enel.com.br, do aplicativo Enel, disponível para iOS e Android, e do WhatsApp Elena, pelo telefone (21) 99601-9608, além da a Central de Relacionamento, que recebe ligações gratuitas para o número 0800 28 00 120.
Em caso de acidente com poste, a Enel Rio recomenda que, se houver queda do equipamento ou de cabos, é importante não sair e evitar contato com as partes metálicas do veículo até a chegada do atendimento pelas equipes da empresa.
“Não se deve tocar em cabos que estejam no solo, sobre o carro ou ficar embaixo de estruturas danificadas. Nunca tente realizar o isolamento da área. Para os pedestres que estiverem passando pelo local, a companhia alerta para que não se aproximem do poste e abram chamada de ocorrência imediatamente”, completou a concessionária.