Se liga na FM O Dia
Cabo Frio dá início à manobra das balsas que levarão os fogos do réveillon

A Prefeitura de Cabo Frio deu início, nesta quinta-feira (26), à operação de deslocamento das balsas que servirão de base para a queima de fogos do réveillon 2026, prevista para a Praia do Forte e o Pontal de Santo Antônio. Ao longo da manhã e do início da tarde, as estruturas foram rebocadas da Boca da Barra até a terceira Ilha da Gamboa.
A movimentação começou nas primeiras horas do dia, após uma reunião de alinhamento que reuniu representantes da Secretaria de Turismo, Guarda Marítima e Ambiental, Marinha do Brasil, Associação de Táxis Marítimos, Associação de Jet Ski e a empresa responsável pela execução do espetáculo pirotécnico. Durante o deslocamento, o tráfego aquaviário no canal foi temporariamente restringido, como medida preventiva para garantir a segurança de embarcações e navegantes.
O secretário de Turismo de Cabo Frio, Davi Barcelos, ressaltou que a operação foi planejada de forma integrada entre os órgãos envolvidos, com foco na segurança e na organização do evento.
“Teremos o retorno da tradicional queima de fogos em Cabo Frio, na Praia do Forte e no Pontal de Santo Antônio, mas, acima de tudo, um espetáculo seguro para moradores e turistas. Todo o processo de manobra das balsas será acompanhado de perto, com trabalho conjunto entre as autoridades para garantir o melhor réveillon para todos”, afirmou.
No dia 30 de dezembro, as balsas, já carregadas com os fogos, serão rebocadas da terceira Ilha da Gamboa até a Praia do Forte, em operação prevista para ocorrer entre 22h e 5h do dia 31. As estruturas permanecerão posicionadas nos pontos definidos até o encerramento da queima. No mesmo dia, a balsa responsável pelo espetáculo em Tamoios também será deslocada até o distrito.
Reconhecido como o maior réveillon do interior do estado do Rio de Janeiro e o segundo maior após a capital, Cabo Frio retoma a tradicional queima de fogos após anos sem a realização do evento. Para a virada de ano que se aproxima, o público poderá acompanhar 15 minutos de espetáculo pirotécnico, com efeitos de luz e cores no céu da Praia do Forte e do Pontal de Santo Antônio, em Tamoios.
Conforme determinações das autoridades marítimas, entidades náuticas e operadores turísticos não poderão utilizar o canal durante os períodos de manobra das balsas, devendo acompanhar os comunicados oficiais. A área destinada às estruturas será devidamente sinalizada com boias e terá acesso restrito apenas às equipes de apoio e manutenção.
Por determinação da Autoridade Marítima, é obrigatória a manutenção de distância mínima de 500 metros das balsas utilizadas na queima de fogos. O descumprimento da norma pode resultar em abordagem, notificação, autuação e multa, conforme a legislação da Marinha do Brasil.
Foto: Wislei Rabello/Prefeitura de Cabo Frio






