Se liga na FM O Dia
Búzios emite alerta após aparecimento de Caravelas- Portuguesas na Praia da Armação
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, informou nesta quinta-feira (12) a presença de caravelas-portuguesas (Physalia physalis) na Praia da Armação. Esses animais marinhos, conhecidos por sua coloração vibrante e alta periculosidade, vivem em colônias flutuantes e pertencem ao filo Cnidária. Embora sejam frequentemente confundidas com águas-vivas, as caravelas-portuguesas possuem uma toxina mais potente.
Segundo o secretário da pasta, Evanildo Nascimento, a aparição desses animais é comum nesta época do ano, sendo trazidos pelas correntes marítimas. Ele reforça o alerta aos banhistas:
“Estamos orientando as pessoas a terem cuidado ao entrar no mar. A caravela-portuguesa é mais perigosa do que as águas-vivas, podendo causar queimaduras graves em contato com a pele. Nossa equipe está monitorando o local, e pedimos que, caso alguém aviste uma, mantenha distância e evite qualquer contato”, afirmou.
Além de queimaduras severas, os tentáculos da caravela-portuguesa podem provocar reações graves, como choque anafilático, devido à toxina paralisante que continua ativa mesmo após o animal ser retirado da água.
A Prefeitura recomenda que moradores e turistas fiquem atentos ao entrar no mar e busquem orientação caso identifiquem a presença do animal.