Se liga na FM O Dia
Batida de caminhão derruba postes e deixa moradores do Caxito, em Maricá, sem energia

Um acidente na Rua Raul Alfredo de Andrade, no bairro Caxito, em Maricá, na manhã dessa quinta-feira, 27, assustou moradores da localidade e passageiros de um Vermelhinho, que ficou preso na fiação depois que um caminhão bateu e derrubou 2 postes de uma vez.
O acidente teria acontecido por volta das 6h10, deixando a Estrada do Caxito interditada e diversos moradores da localidade sem energia, obrigando a Enel, concessionária responsável pelo serviço, e enviar uma equipe técnica para o local.
Ainda nessa manhã, funcionários da equipe técnica trabalhavam para restabelecer a energia dos moradores, processo que, conforme relatou uma diretora da Enel Distribuição Rio, pode levar, em média, 8 horas.
De acordo com dados da empresa, somente em 2024, as cidades atendidas pela concessionária no Estado do Rio registram uma média de 470 batidas em postes por dia, o equivalente a 1,28 batidas em postes por dia.
Ainda segundo a concessionária, os acidentes causaram problemas no fornecimento de energia para 311.574 clientes, número 63% maior do que o registrado em 2023 (190.821), quando a empresa registrou uma média de 391 batidas em postes por dia.
Diretora de Operações e Manutenção da Enel Distribuição Rio, Willane de Paula afirma que as colisões em postes são mais comuns nas sextas-feiras e nos fins de semana, e que a duração média para a realização de reparos ou a substituição de um poste é de 8 horas.
“Um poste derrubado significa horas de trabalho das equipes de manutenção. Muitas vezes, não é só o equipamento que precisa ser completamente substituído, mas toda a rede elétrica que estava atrelada a ele. Há até casos mais complexos, em que nossas equipes precisam aguardar a perícia policial para só então iniciar os trabalhos, o que aumenta consideravelmente o tempo que os clientes ficam sem energia”, conta Willane de Paula.
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da concessionária pelo site oficial, www.enel.com.br, pelo aplicativo Enel, disponível para iOS e Android, e pelo WhatsApp Elena (21) 99601-9608, além da Central de Relacionamento, que atende ligações pelo número 0800 28 00 120.