Se liga na FM O Dia
Araruama e Casimiro de Abreu prestigiam curso de capacitação do TCE-RJ em Rio das Ostras

O Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) promoveu, nessa quinta-feira, 15, em Rio das Ostras mais uma edição do programa “TCE Presente”, voltado capacitação de servidores municipais da Região dos Lagos.
Além do prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), e do presidente da Câmara, vereador Marciel (PL), o evento contou com a presença de outras lideranças da região, como a prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), e o prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (PL), que reforçaram a importância do curso.
“É um evento de suma importância para todos os prefeitos. Tem que sempre participar, estar próximo, para poder a gente trabalhar com transparência e, claro, com muita responsabilidade”, afirmou a prefeita Daniela Soares.
O curso reforçou uma postura adotada pelo presidente do órgão, o ex-deputado estadual Márcio Pacheco (sem partido), de que o TCE-RJ deve ter um papel na prevenção de problemas na prestação de contas, que podem causar prejuízos para os municípios.
“Prevenir é sempre melhor que remediar. Muitas das irregularidades encontradas na administração pública poderiam ter sido evitadas se aqueles servidores tivessem conhecimento. Nossa Escola de Contas e Gestão conta com um corpo docente altamente capacitado”, afirmou o conselheiro-substituto, Marcelo Verdini Maia.
Para o prefeito de Casimiro, Ramon Gidalte, a participação no evento, realizado na Câmara de Rio das Ostras, também é importante para aproximar a administração municipal dos órgãos de controle externo, buscando um melhor entendimento.
“Quero ressaltar a importância de um evento desse tipo para que os municípios recebam as orientações necessárias, errem menos, e dessa maneira, a população é que sai ganhando”, avalia Ramon Gidalte.
Além deles, também participaram do evento os prefeitos de Cambuci, Murillo Defanti (PP), de Iguaba Grande, Fabinho (CIDADANIA), de Italva, Léo Pelanca (PL), e de Conceição de Macabu, Valmir Lessa (CIDADANIA), além dos presidentes das câmaras de Quissamã, Mazinho Batista (PP), e de Silva Jardim, Márcio Júnior (PT).