Se liga na FM O Dia
Após quase uma década fechado, Teatro Municipal de Cabo Frio passa por reforma

Após quase dez anos fechado, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, em Cabo Frio, está passando por obras de revitalização graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Faetec. Na quarta-feira (17), uma comissão da Secretaria de Cultura visitou o local para acompanhar o andamento dos trabalhos.
O acordo firmado prevê que o custeio da obra seja responsabilidade do Estado, enquanto a Prefeitura ficará encarregada de implantar uma escola de teatro no espaço, transformando o equipamento cultural em um centro de formação artística. A ideia é que o local seja mais do que um palco de apresentações, funcionando também como ambiente de educação e capacitação.
O Termo de Cooperação Técnica foi assinado no início do ano, após articulação direta do prefeito com o Governo do Estado. Antes disso, a Secretaria de Cultura elaborou um relatório detalhado sobre as condições estruturais do prédio, com apoio de uma engenheira da Secretaria de Planejamento.
De acordo com o secretário de Cultura, Carlos Ernesto Lopes, a situação exigia urgência. “A parte de iluminação estava sem fiação, todos os aparelhos de ar-condicionado estavam danificados e a caixa cênica havia sido condenada pelo Corpo de Bombeiros devido a infiltrações. A situação era grave e exigia uma ação urgente”, afirmou.
Também participaram da visita as arquitetas Natália Sing e Rachel Campos, responsáveis pelo projeto, o diretor do teatro, Ítalo Moreira, além de técnicos da Secretaria de Cultura.