Se liga na FM O Dia
Agenersa aprova obras de saneamento da Prolagos na Lagoa de Araruama em reunião no Rio

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio (Agenersa) aprovou, nessa segunda-feira, 31 de março, as obras da Prolagos para a finalização do cinturão de proteção da Lagoa de Araruama na orla de São Pedro da Aldeia, onde a empresa atua como concessionária de água e esgoto.
A informação foi divulgada nessa terça-feira, 1 de abril, pela Prefeitura de São Pedro, após uma reunião realizada no Rio, que contou com a presença do prefeito Fábio do Pastel (PL) e do secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi (SOLIDARIEDADE), entre outras autoridades.
Segundo a prefeitura, o encontro também abordou as ações de melhoria das condições sanitárias que já estão em andamento na Lagoa de Araruama, que, desde janeiro, vem sendo alvo de denúncias sobre despejo irregular de esgoto.
“O município aldeense segue avançando com ações de limpeza da lagoa e dos canais da cidade. Os bairros Bela Vista, Jardim Soledade, Morro do Milagre e Fluminense vão receber os cinturões de proteção da laguna”, explicou o município.
De acordo com a prefeitura, os serviços seguem em ritmo acelerado, com as equipes concentradas no Fluminense, especialmente na Rua 12 de Outubro, onde está sendo feito o recorte para a instalação dos tubos coletores tronco de esgoto.
Os tubos terão a função de captar os resíduos das redes menores e direcioná-los à Estação Elevatória de Esgoto (EEE), no Morro do Milagre, e depois para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Balneário, garantindo que nenhum resíduo seja despejado na Lagoa de Araruama.
Ainda segundo a prefeitura, o cronograma das obras prevê a conclusão da construção de uma EEE no Nova São Pedro, que será responsável pela coleta e bombeamento do esgoto das áreas mais baixas para as mais altas.
A expectativa é que a instalação receba efluentes do Fluminense, que antes desaguavam no Canal do Mossoró, direcionando-as para a ETE do Balneário, que já recebeu mais de 1,3 quilômetros (km) de cinturão coletor de tempo seco, um sistema que impede vazamentos irregulares e protege a Laguna de Araruama.
Além do prefeito de São Pedro da Aldeia e do secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, também participaram da reunião dessa segunda-feira, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Renato Jordão, os prefeitos de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL), e de Iguaba Grande, Fabinho (CIDADANIA), e o secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, além de representantes da Agenersa e da Prolagos.