Se liga na FM O Dia
Alunos quilombolas se destacam em olimpíadas nacionais e colocam Cabo Frio no mapa da ciência

As escolas municipais de comunidades quilombolas de Cabo Frio seguem provando que educação pública de qualidade é sinônimo de transformação. Pela primeira vez, a Escola Municipal Francisco Franco participou da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) e já trouxe para casa uma conquista histórica: o estudante Otávio Swlivan Rosa de Oliveira garantiu a medalha de bronze, resultado que reflete o empenho dos alunos e o compromisso da escola com o ensino científico e sustentável.
Enquanto isso, a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista também brilhou em diferentes frentes. Seis estudantes e quatro professores participaram da Olimpíada de Ciências e Artes (OCA), com duas equipes de pesquisa que se destacaram pela criatividade e relevância dos temas abordados. O grupo “Os Da Vincianos”, formado por Enzo Gabriel Cruz Costa e Kathellin de Souza Silva Minervino, teve orientação da professora Talita Rocha e coorientação de Franciene Bartolomeu da Mata. Já a equipe “Zamani”, com Esther Batista Fontes, Julia Freitas dos Anjos, Kauan Antunes Justo e Natan Garcia dos Santos, foi orientada pela professora Jucielly Vasconcellos e coorientada por Marcilene Lourenço da Silva.
Ambas as equipes foram premiadas na categoria Inclusão Social, reforçando o papel das escolas quilombolas como ambientes de protagonismo, inovação e valorização das identidades locais.
E as vitórias não pararam por aí. Na Olimpíada Brasileira de Geopolítica (OBGP), os alunos Cristian e Walacy, também da Nilo Batista, conquistaram medalha de bronze e menção honrosa, respectivamente, ampliando o repertório de conquistas da rede municipal.
Esses resultados celebram o compromisso da educação pública cabo-friense com o incentivo à pesquisa, ao pensamento crítico e à inclusão. Mais do que medalhas, as vitórias representam o fortalecimento de uma rede que acredita na ciência e na diversidade como pilares para um futuro mais justo e transformador.






