Se liga na FM O Dia
Maior ferro-velho da Região dos Lagos é alvo de ação do Detran-RJ em Saquarema

Uma operação realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) interditou, nessa semana, um ferro-velho localizado na área rural de Saquarema, considerado o maior da Região dos Lagos.
A ação fez parte da Operação Desmonte, promovida pelo órgão do governo estadual, que visa combater o comércio de peças automotivas e sucatas irregulares, e que tem atuado na fiscalização de ferros-velhos sem a devida regularização.
Na operação, realizada nessa terça-feira, 5, os agentes encontraram cerca de 140 carcaças de veículos sem baixa no Detran-RJ, assim como diversas peças automotivas sem nota fiscal ou registro.
A interdição imediata do local aconteceu após a fiscalização identificar que o terreno, de terra batida, apresentava ainda riscos ambientais, devido à quantidade de resíduos poluentes, como óleo de motor, que estavam vazando diretamente no solo.
“O trabalho contínuo de fiscalização e orientação garante a segurança a todos”, afirmou o presidente do Detran-RJ, Vinícius Farah (UNIÃO).
Segundo o órgão do governo estadual, a quantidade de veículos e sucatas é tão grande que o Detran-RJ estima que o trabalho de verificação de chassis e motores deve levar pelo menos 3 dias para ser concluído.
A ação teria sido desencadeada após denúncias repassadas à equipe de monitoramento do Detran-RJ indicando a existência de um ferro-velho clandestino em um local isolado na área rural de Saquarema, onde os agentes flagraram um pátio improvisado com centenas de carcaças de veículos.
De acordo com o órgão estadual, todo o material, que foi prontamente apreendido pelas equipes de fiscalização, será encaminhado para empresas de reciclagem cadastradas, enquanto as autoridades buscam o proprietário do local, que não foi encontrado.
Além dos agentes do Detran-RJ, também participam a Operação Desmonte as polícias Civil e Militar, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Secretaria Estadual de Fazenda e o Corpo de Bombeiros.