Se liga na FM O Dia
Alunos aprendem sobre ecossistemas com atividade prática com plantio de mudas em Cabo Frio

Na manhã de sexta-feira (13), aproximadamente 50 alunos da Escola Municipal Domingos Gouvêa participaram de uma ação educativa no bairro Portinho, em Cabo Frio, que envolveu o plantio de 300 mudas nativas de mangue-vermelho (Rhizophora mangle). A mobilização fez parte da compensação ambiental vinculada ao evento esportivo “Rei e Rainha do Mar”, realizado recentemente na cidade.
O ponto escolhido para a atividade foi a região conhecida como Anjo Caído, uma área de manguezal de importância ecológica. Sob orientação da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, com apoio da Secretaria de Educação, os jovens puderam entender, na prática, o papel fundamental dos mangues na preservação da biodiversidade e no combate às mudanças climáticas.
“Mais do que uma medida obrigatória de compensação, queremos transformar esse tipo de ação em momentos significativos de engajamento e aprendizado. As crianças são essenciais nesse processo, pois compartilham o que aprendem e ajudam a formar uma nova mentalidade ambiental”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
A execução técnica do plantio teve suporte do Instituto PRIMA, parceiro na condução do projeto. A experiência despertou nos pequenos uma nova percepção sobre o meio ambiente — e, quem sabe, o nascimento de futuros defensores da natureza.