Se liga na FM O Dia
Macaé mantém liderança no mercado de trabalho formal no RJ e ultrapassa 40 mil vagas desde 2021

Por Daniel Galvão
Macaé se destacou mais uma vez como a principal força na geração de empregos formais no Norte Fluminense, desta vez, no mês de março de 2025, segundo dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram 5.384 admissões e 4.375 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1.009 novos postos de trabalho com carteira assinada — o maior saldo da região e de todo o estado do Rio de Janeiro no mês.
O bom desempenho reflete uma tendência de crescimento sustentável da economia local. No acumulado de 2025, Macaé já registra 3.009 novas vagas, liderando com folga entre os municípios do Norte Fluminense. O número reforça a força do mercado de trabalho macaense, que desde 2021 já gerou mais de 40 mil novos postos formais de emprego, consolidando a cidade como um dos motores econômicos do estado.
A performance de Macaé superou inclusive a de grandes cidades fluminenses como Seropédica (473), Duque de Caxias (430), Rio das Ostras (322) e Itaguaí (293), figurando entre os municípios com melhor desempenho na geração de empregos em março no estado.
Além de Macaé, o município de Carapebus também apresentou um saldo positivo relevante, com 188 novas vagas formais. Já Campos dos Goytacazes, maior cidade da região, registrou um saldo negativo de -211, com mais desligamentos do que admissões no mês.
Nos últimos 12 meses, o Estado do Rio de Janeiro manteve uma média de 9,5 mil novas vagas por mês, reforçando a recuperação gradual do mercado de trabalho fluminense. Macaé, com seu desempenho consistente, tem se consolidado como o principal polo gerador de empregos formais do interior do estado.