Se liga na FM O Dia
Cine Cajá exibe “Jogo de Cena” e oferece imersão no audiovisual

O evento “Do Cine Tribal ao Cine Cajá” dará um novo fôlego à cultura cineclubista de Cabo Frio. Promovido pela Associação Tributo à Arte e à Liberdade – TRIBAL, em parceria com o Governo Federal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o projeto acontecerá entre março e maio de 2025 no espaço Usin4 – Casa das Artes. A programação inclui exibições de filmes e oficinas de produção audiovisual, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Dentre as atividades, três edições do Cine Cajá trarão filmes produzidos no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o evento oferecerá três oficinas de produção audiovisual voltadas para diferentes públicos: marionetes no audiovisual, audiovisual para estudantes e audiovisual para educadores.
A oficina inaugural, dedicada ao uso de marionetes no audiovisual, ocorrerá nos dias 20 e 21 de março, das 14h às 18h, na Usin4 – Casa das Artes. Ministrada pelos bonequeiros Clarêncio Rodrigues e Tânia Arrabal, a atividade permitirá que os participantes experimentem o teatro de animação, criando personagens autônomos com bonecos, objetos, tecidos e o próprio corpo. São 20 vagas gratuitas disponíveis, e os interessados podem se inscrever pelo link: Inscrição Oficina Marionetes.
Além das oficinas, o Cine Cajá se destaca como um espaço de exibição cinematográfica. No próximo domingo (16), será exibido o documentário “Jogo de Cena” (2017), de Eduardo Coutinho, com participação de Fernanda Torres. O filme traz 83 mulheres relatando suas histórias de vida em um estúdio, interpretadas por 23 atrizes. A sessão, marcada para as 17h, será seguida de uma roda de conversa. Os ingressos são gratuitos e limitados, por isso, a organização recomenda chegada antecipada.
