Se liga na FM O Dia
Emergência climática é o tema principal da 1ª Conferência do Meio Ambiente de Iguaba Grande
A 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de Iguaba Grande foi realizada na última terça-feira (10), no auditório da prefeitura, reunindo 35 participantes entre moradores, especialistas e representantes de instituições. O evento, presidido pelo subsecretário de Meio Ambiente, Caio Pedrosa, teve como tema central a “Emergência Climática”, dividido em cinco eixos temáticos.
Diversos especialistas conduziram palestras durante a conferência. O professor Eduardo Pimenta abordou estratégias de Mitigação, enquanto o professor Osni Guaiano destacou ações de Adaptação e Preparo para Desastres . Representantes da Prolagos, como Aline Araújo, exploraram o eixo Transformações Ecológicas . Os temas Justiça Climática e Governança, foram conduzidos pela professora Elizabeth Franco e Jorgino Fabiano, respectivamente, enquanto Paloma Árias apresentou questões relacionadas à Educação Ambiental.
Os debates resultaram na formulação de dez propostas de lei voltadas a minimizar os impactos climáticos no município. Entre as ideias destacadas está o Selo Verde, uma iniciativa para reconhecer e incentivar comércios locais que adotem práticas sustentáveis, como o uso de energia limpa. A proposta inclui benefícios fiscais, como descontos em impostos para os estabelecimentos que aderirem ao programa.
Durante o evento, também foram eleitos os representantes de Iguaba Grande para as próximas etapas do debate ambiental. Vinícius Melo, servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi escolhido como delegado titular, enquanto Thaís Guimarães, da Associação de Moradores do Bairro União (AMABU), foi eleita suplente. Ambos representarão o município na Conferência Estadual e, caso as propostas sejam aprovadas, avançarão para a etapa nacional em Brasília.
A conferência marcou um passo importante para Iguaba Grande no enfrentamento da emergência climática, conectando o município a debates estaduais e nacionais sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.