Se liga na FM O Dia
Região dos Lagos tem 8 das 12 praias do Estado premiadas com a Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul, verão brasileira do programa internacional “Blue Flag”, reconhecida premiação para áreas costeiras no mundo, liberou, nessa segunda-feira, 7, a lista das praias nacionais premiadas na temporada 2024/2025.
Ao todo, são 49 locais espalhados por apenas 6 estados diferentes, sendo 38 praias e 11 marinas nos estados de Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP).
No Rio, foram 12 selos azuis, como são chamadas as aprovações, com 3 praias reconhecias pela 1ª vez, a Praia de Tucuns, em Armação dos Búzios, a Praia Lagunar Caiçara, em Arraial do Cabo, e a Praia do Grumari, no Rio.
A lista de praias premiadas conta ainda com outras representantes da Região dos Lagos, que reúne 8 das 12 praias com selo azul no Estado, e 6 das 9 que tiveram o reconhecimento renovado de 2023/2024 para 2024/2025.
Entre elas estão a Praia do Forno e Praia da Azeda Azedinha, em Búzios; a Praia do Peró, em Cabo Frio; a Praia de Ubás, em Iguaba Grande; a Praia das Pedras de Sapatiba, em São Pedro da Aldeia; e a Praia das Pedras de Itaúna, em Saquarema.
“Pelo segundo ano consecutivo, a Praia de Ubás foi contemplada com o Programa Bandeira Azul, um dos prêmios ecológicos mais importantes e reconhecidos internacionalmente”, comemorou nessa segunda-feira, 7, a Prefeitura de Iguaba Grande.
Parabenizado pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, o município elogiou o trabalho da equipe gestora responsável e pelos esforços dedicados ao cumprimento dos critérios do programa internacional.
“É com imensa alegria que o município recebe pela 2ª vez esse título. Demonstra o compromisso da gestão municipal, em cada vez mais conservar o meio ambiente, proteger o ecossistema, cuidar da vida silvestre. Estamos no caminho certo!”, comentou o Secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinícius Lavalle.
Além delas, também tiveram o selo azul renovado nessa temporada a Praia do Sossego, em Niterói; a Praia da Reserva e a Prainha, no Rio, e as marinas Costabella e Iate Clube de Santos, ambas em Angra dos Reis.
Trazido para o Brasil em 2006, o Programa Bandeira Azul avalia anualmente 38 critérios rigorosos para a premiação, como qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação, e infraestrutura turística, entre outros.
A Cerimônia Nacional Bandeira Azul aconteceu no próximo dia 1 de novembro, em Salvador, na Bahia, com a entrega das bandeiras que serão hasteadas nas praias e marinas, além do anúncio dos vencedores do prêmio Destaques em Educação Ambiental.