Se liga na FM O Dia
Maira Figueiredo dispara com 55,2% das intenções de voto em Silva Jardim
Em pesquisa divulgada pela Factum nessa terça-feira, 1 de outubro, para as eleições municipais em Silva Jardim, a prefeita Maira Figueiredo (MDB) aparece na frente em todos os cenários, com ampla vantagem em relação aos concorrentes.
No cenário espontâneo, a atual prefeita aparece liderando com 45,1% das intenções de voto, bem à frente de Juninho Peruca (SOLIDARIEDADE), que tem 28,2%, e de André Lacerda (PL), que soma apenas 6,1%.
Nesse cenário, quando não são oferecidas opções aos eleitores, os brancos e nulos somaram 5%, além de 14% de indecisos, e de 1,3% que não souberam responder ou não responderam a pesquisa realizada nos dias 25 e 26 de setembro, em 10 bairros da cidade.
No cenário estimulado, quando são oferecidos os nomes dos candidatos que estarão nas urnas, a liderança de Maira Figueiredo aumenta em relação aos concorrentes, com um total de 55,2% das intenções de voto, quase o dobro do 2º colocado, Juninho Peruca, que registrou apenas 28,7%.
Na 3ª posição aparece André Lacerda, com 7,2%, seguido de brancos e nulos, com 5%, e indecisos, com 2,6%, além de 1,3% que não souberam responder ou não responderam à pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-04651/2024.
A pesquisa da Factum ainda traz dados sobre a avaliação e aprovação de governo da atual prefeita, que assumiu em outubro de 2021, após eleições suplementares realizadas no mês anterior, assim como a rejeição dos candidatos no pleito desse ano, que acontece nesse domingo, 6 de outubro.
Com 70% de aprovação sobre a maneira como administra o município, a avaliação da gestão Maira Figueiredo é considerada positiva por 57,3% dos entrevistados, enquanto 24,1% consideram a gestão negativa, e outros 17,3% consideram a gestão apenas regular.
O número é o mesmo que Maira Figueiredo apresenta como rejeição na pesquisa, 24,1%, bem atrás de Juninho Peruca, que lidera nesse quesito, com 38,1%, enquanto André Lacerda aparece com apenas 15,1%, seu maior percentual em toda a pesquisa.
Realizada nos bairros Aldeia Velha, Bananeiras, Boqueirão, Caju, Caxito, Centro, Cesário Alvim, Cidade Nova, Gaviões e Imbaú, a pesquisa entrevistou 377 pessoas com idade a partir de 16 anos, e tem margem de erro de 5% para mais ou para menos.